manelos

Favorite films

  • Persona
  • The Brown Bunny
  • Daisies
  • The Leopard

All
  • The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice Krafft

    ★★★★★

  • Blue Velvet

    ★★

  • Indian Summer

    ★★★★★

  • War-Gods of the Deep

    ★★★

More
Blue Velvet

1986

★★ 4

Um dos méritos do Lynch é sua capacidade de criar um mundo particular e torná-lo sua imagem e semelhança. Quero dizer, encapsular o todo em sua narrativa, plano, e torná-lo como algo que pulsa e vive, nesse sentido: Lost Highway tenta, Mulholland Drive extrapola, Blue Velvet mal força.
Incrível capacidade de tornar um lugar místico o apartamento de Dorothy, um portal que parece transformar e tornar Jeffrey naquele duplo de boêmia, de infâmia. Isto é se não fosse escanteado e…

Indian Summer

1972

★★★★★ Liked Watched

Um mundo sentimental que derrama sobre o plano uma unidade medida de melancolia. O mundo influencia seus personagens e as conversas e os olhares e o espaço; Torna aquilo o verdadeiro florescer de uma época ada, a época encantada de Daniele, sua busca por sentimento, a época de uma Itália ideal.
Eis então o que sobra de Daniele e do pós-guerra: Destroços, amargura, um agridoce que destituiu sua figura como alguém sensível e inteligente, o levou a tragédia, o tornou…

More
Rio, 100 Degrees F°

1955

★★★★★ Liked Watched

Por mais que Nelson Pereira Dos Santos tivesse um contato muito grande com o neorrealismo e sua desdramatização em sua formação, Rio, 40 Graus parece superar o tom desses filmes em aspecto estilístico e formal.
Existem diversas narrativas durante o filme, vivências que caricaturam determinados sujeitos no Rio de Janeiro, esses conflitos pressupõem determinadas diferenças de classe e de espaço, muito determinadas pela genial montagem do filme.
Essas narrativas mesmas, porém, existem não só para evidenciar uma certa variedade de…

Showgirls

1995

★★★★½ 4

Justamente o que permite showgirls ser esse longa muito criticado é a forma como são gravados todos os personagens. Não só por causa do erotismo constante (Tem peito pra todo lado a todo o tempo), mas sim por filmar toda a ambiguidade daqueles indivíduos sem impor uma moralidade neles, sem que a câmera os julgue.
Eis um grande mérito: Incluir um debate sobre a indústria e com uma narrativa de hollywood, fazendo parte dela. Existe sim uma espécie de jornada…