Dune: Part Two

2024

★★★★★ Liked

“Deep in the human unconscious is a pervasive need for a logical universe that makes sense. But the real universe is always one step beyond logic.” - Frank Herbert

Esse filme me fez reconsiderar quem sou como humano, mudou a visão que tenho sobre a vida como um todo, para sempre. Após conciliar o que li na obra original de Herbert com a cinematografia de Villeneuve, as lições sobre a política, idolatria, escravidão religiosa, opressão, e entre outros pequenos toques em várias áreas da filosofia (amor, família, cultura, traição, ódio, etc) se tornaram mais claras e tangíveis. Um tema que extraí enquanto assistia, - que pode (e deve) ser debatido - é o quão irrelevante somos no longa-metragem que é o curso da humanidade; quantos já vieram antes e quantos virão depois de mim (de nós)?

“Once men turned their thinking over to machines in the hope that this would set them free. But that only permitted other men with machines to enslave them.” - Frank Herbert

A narrativa da espécie humana está nas mãos de algumas poucas figuras que mudam o curso da história, e que mesmo assim, também são minúsculas perante a imensidão universal. Vivemos em pequenas bolhas, com medo de que sejam estouradas, acreditando que somos detentores da verdade e nos agarramos a ela de forma egoísta, mas não importa porque o futuro é uma linha imutável que acontecerá independentemente de qualquer fator ou vontade; Duna também é sobre aceitar que o melhor caminho não é o que você quer, mas o que você precisa.

“The mystery of life isn't a problem to solve, but a reality to experience.” - Frank Herbert

Por fim, gostaria apenas de acrescentar que guardarei as três sessões desse filme no meu coração. Fico feliz que as tempestades de areia e os vermes de Arrakis dançarão pelas mentes de muitas pessoas além de mim por muito, mas muito tempo.

Block or Report